- Área: 205 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Günter R.Wett, Matthias Trobos, Lorenz Jocher
-
Fabricantes: BBS/BSH, Binderholz, Glas Siller, Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é um local para descoberta e encorajamento, um lugar para novas perspectivas, um lugar para as crianças – uma casa para todas as estações. Entre a universidade principal e o rio Inn, rodeado por uma paisagem diversificada, um novo ninho para crianças emerge, projetado e construído por estudantes e funcionários da Universidade de Innsbruck.
Em apenas 16 semanas, 21 alunos do /studio3, do Departamento de Arquitetura Experimental da Universidade de Innsbruck, projetaram e construíram o Spielraeume como parte de seu projeto de graduação. Supervisionados por Verena Rauch e Walter Prenner, os alunos trabalharam em 20 estudos preliminares de outubro a dezembro, quando então o júri selecionou o projeto de Jakob Wiesflecker em dezembro de 2016. Posteriormente, este projeto foi desenvolvido coletivamente e, graças ao apoio de várias empresas e técnicos especializados, começou a ser construído no início de maio de 2017.
Devido à dedicação de todos os envolvidos, estudantes e especialistas, o Spielraeume foi concluído em setembro de 2017 e entregue à instituição responsável e à Universidade de Innsbruck.
A estrutura de madeira, que assume uma aparência de ninho, situa-se entre os limites da universidade e o rio Inn. Suas duas paredes-guia dialogam com os prédios ao redor e as janelas do piso ao teto e os dois terraços abrem-se para o passeio à beira rio. O fechamento, feito de concreto pelos próprios alunos, cria uma interface entre a esfera pública e a intimidade da casa para as crianças. Do canto sul da propriedade, uma área pavimentada leva à entrada coberta.
O espaço interno desdobra-se numa rampa de entrada, e nos outros ambientes, como uma folha de trevo. Aqui, o espaço contínuo abriga todas as áreas necessárias e permite que elas se misturem. O caminho pela rampa vai do vestiário ao escritório, que fica do lado direito e é cercado por paredes de vidro. A área comum adjacente para os pais é separada da sala de conferência pelo bloco aberto de infraestrutura. Este ocupa apenas dois terços da altura da sala e inclui banheiros, um trocador, uma cozinha e uma lavanderia, todos intercalados por passagens. As duas salas de aula estão localizadas no lado esquerdo e são inundadas pela luz natural proveniente das janelas e claraboias. As interseções entre as diferentes áreas são claramente visíveis no teto e refletem o espaço contínuo. A partir do final da rampa, bem como da primeira sala de aula, a área externa à beira do rio é acessível através de um terraço.
O Spielraeume é uma construção de madeira pura. A fim de minimizar os custos de construção, todos os elementos estruturais são feitos de madeira espruce-europeu laminada (BBS) e, portanto, puderam ser construídas pelos estudantes em cooperação com a empresa Winkler em muito pouco tempo. A fachada de ripas de madeira em forma de ninho envolve as paredes externas, que possuem isolamento. A madeira no interior do edifício não é tratada. Todos os móveis são feitos de painéis BBS de três camadas e foram projetados e instalados pelos próprios alunos.